Translation

terça-feira, 12 de abril de 2011

DESIGUALDADE RACIAL

Em Busca da igualdade

          Em 16 de junho de 2010, o Congresso Nacional aprovou sua versão final do Estatuto da Igualdade Racial. Do primeiro projeto ao texto final da lei, foram gastos sete anos de trâmites e discussões, e esse prazo longo de certa forma ajuda a dimensionar a dificuldade com que o Brasil depara para enfrentar uma de suas questões sociais mais complexas. Afinal, a miscigenação está no âmago da formação da sociedade brasileira e regulamentar por lei aspectos que a envolve causa acaloradas reações contra e a favor a cada ponto abordado.

         No caso desse estatuto, a solução política foi retirar os pontos sobre os quais não houve consenso, como as cotas nas universidades, em partidos políticos e de empregos em órgãos e empresas públicas, a regulamentação de quem tem direito a terras em comunidades quilombolas, entre outras propostas.



O aumento da população negra nas últimas décadas não está relacionado somente a uma maior taxa de natalidade nessa parcela da população, mas ao crescimento do número de pessoas que passaram a se autodeclarar negras nos censos.
Ø Somados os 43,8% de pardos com 6,8% de pretos, a população negra chega a 50,6% da população. Os brancos somam 48,4% e os povos indígenas, 0,9%.


O resultado desse histórico é que, em geral, o negro brasileiro tem piores condições de vida quando comparado com o branco. Estatisticamente, o negro vive menos, morre mais por causas violentas, estuda menos, tem mais dificuldade de ingressar e se manter no mercado de trabalho, ganhar salários mais baixos e construir maioria entre a parcela economicamente mais carente da população.

Ø  A diferença na expectativa de vida entre negros e brancos caiu de 5,6 para 3,2 anos.
Ø  A diferença na taxa de mortalidade na infância entre negros e brancos caiu de 84% para 27%.
Ø O analfabetismo, que era de 9,5% entre os brancos e 23,4% entre os negros, caiu para 6,5% e 9,5%, respectivamente.


Diga NÃO ao PRECONCEITO!

                                                            Fonte: Guia do Estudante 

De: Jefferson Carvalho

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário